3 Sistemas de RPG Brasileiros
Fala seus goblins! Chef Nassif aqui!
Esse post é pra quem quer entrar no mundo do RPG representando nossas terras tupiniquins ou simplesmente cansou de sistemas internacionais e quer focar numa coisa mais brasileira!
Obviamente se você nunca ouviu falar de Tormenta20 ou 3D&T (Defensores de Tokyo), você deveria ir atrás deles por serem os sistemas de RPG brasileiros mais famosos. Deixo esses dois títulos como um citação honrosa.
Agora vamos aos sistemas menos conhecidos, mas com méritos tão grandes como os citados anteriormente.
A Bandeira do Elefante e da Arara
Concebido por Christopher Kastensmidt, o sistema de RPG “A Bandeira do Elefante e da Arara” é escrito por esse brasileiro naturalizado, já estando em terras tupiniquins por mais de uma década.
Primeiramente é necessário dizer que “A Bandeira do Elefante e da Arara” é uma franquia que expande seu mundo para vários tipos de mídias como livros, artes, quadrinhos e obviamente seu próprio sistema de RPG. As histórias são baseadas em nosso folclore, usando da época do Brasil Colonial para contar sua trama.
O enredo aborda a história entre nativos, colonizadores e escravos adicionando uma pitada de criaturas mitológicas brasileiras, indo do Saci até Boitatá. O “Livro de Interpretação de Papéis” do sistema é um livro de 224 páginas que aborda como criar seu personagem, regras para o “Mediador” ou o mestre, explicação histórica do cenário, bestiário, itens e até mesmo uma aventura introdutória.
Daemon
Criado por Marcelo Del Debbio, um veterano do mundo do RPG e do esotérico, já publicou textos na revista Dragão Brasil e possui mais de 200 artigos de terror e fantasia publicados.
Com essas experiências, escreveu várias expansões para o sistema Daemon, abordando temas como Brasil Colonial (Hi-Brazil), Terror Medieval (Arkanun), Anime (Anime RPG), Super Heróis (Supers) e muitos outros assuntos. Se você se interessa por algum assunto fantástico no mundo do RPG, muito provavelmente ele é abordado pelo sistema de RPG Daemon.
Daemon possui muita abrangência, lembrando um pouco o clássico sistema de RPG GURPS, mas como estamos enaltecendo produtos Brasileiros, saibam que Marcelo Del Debbio possui outros sistemas cunhados por ele. Se você se interessar mais pelo assunto, clique no link em seu nome e desbrave ainda mais esse mundo fantástico de sistemas de RPG.
Old Dragon
Idealizado por Antônio Sá Neto, Fabiano Neme e Dan Ramos, Old Dragon é um sistema de RPG brasileiro, baseado nas primeiras versões de Dungeons and Dragons, que entrega todas as regras e ferramentas para começar e terminar uma mesa, abrangendo criação de personagens, monstros, magias, artefatos e tesouros e até um cenário para começar a jogar em apenas 196 páginas.
Existem algumas expansões do jogo, mas elas não são estritamente necessárias para jogar esse sistema de RPG, pois só com o livro base, tanto mestre quanto jogador, podem desenvolver seus papéis na mesa. Old Dragon tem a premissa de ser um jogo simples, que vai direto ao ponto, agradando desde veteranos, experts em combates, até iniciantes que estão explorando sistemas de RPG.
Se você quer uma opção mais em conta, brasileira e ainda assim de ótima qualidade, Old Dragon é o seu RPG
Bem pessoal, esses foram 3 sistemas de RPG brasileiros que eu achei interessante de serem conhecidos. Quais sistemas vocês acham que deviam estar nessa lista e por que? Compartilhem com seus amigos e amigas esse post e desbravem o mundo dos sistemas de RPG conosco.
Eu sou Chef Nassif e obrigado pela leitura. Até a próxima!
Foto de Vitrine: Jarmoluk
Post muito bacana para conhecer sistemas de RPG nacionais! Parabéns.