A Lenda de Vox Machina
Fala galera, Banhsoy por aqui. Depois de muita espera finalmente a segunda temporada de A Lenda de Vox Machina saiu, e depois de algumas semanas em exibição na Amazon Prime a pergunta que não quer calar é: o que esperar para as próximas temporadas desta série tão incrível?
ATENÇÃO!!!!
O texto a seguir será um resumo com spoilers da primeira e segunda temporada da série. Além de algumas informações sobre a lore das campanhas e de algumas alternativas do que irá aparecer na série. Então, caso isso te incomode, sugiro dar uma olhadinha na animação antes de ler, ou ainda, caso houver uma louça pendente em sua pia, o nosso podcast “Descanso Curto” sobre a primeira temporada da série pode ser uma excelente alternativa, é só clicar no AQUI ou no link para ouvir.
Um Breve Resumo
Para aqueles que estão meio perdidos, aqui vai um pequeno resumo do que é Vox Machina. Sabe aquela aventura de RPG que é tão divertida que você pensa “e se alguém fizesse uma animação com isso?”. Pois bem, o pessoal do Critical Role fizeram exatamente isso.
Iniciando em 12 de março de 2015 a primeira campanha começou como uma websérie e, até o atual momento, se tem 3 campanhas do grupo. Sendo que, no dia 25 de janeiro de 2022 foi lançada nos Estados Unidos a tão aguardada adaptação animada da aventura.
O enredo desta obra se trata das façanhas épicas do bando Vox Machina, um grupo de sete aventureiros pelo continente de Tal’Dorei. Inicialmente as aventuras do grupo giraram em torno de salvar a família real de Tal’Dorei da influência maléfica dos Briarwoods, e posteriormente os derrubar do governo de Whitestone. E após isso, o grupo focou seus esforços em derrotar o Conclave Cromático, e posteriormente, derrotar Vecna.
O grupo é formado pelos membros: Grog Strongjaw, o bárbaro meio gigante. Keyleth, uma meio elfa druida pertencente a tribo Ashari do ar. Percival de Rolo, um guerreiro nobre, filho de ex-governantes de WhiteStone, que usa armas de fogo em combate. Pike Trickfoot, uma halfling clériga de uma divindade chamada Everlight, e possui laços quase familiares com Grog. Scanlan Shorthalt, um halfling bardo segue bem o esteriótipo de sua classe. E os gêmeos Vax’ildan e Vex’ahlia, meio elfos que são, respectivamente, ladino e ranger.
A Primeira Temporada de Vox Machina
A primeira temporada seguiu de maneira quase perfeita os acontecimentos da campanha inicial do grupo. Sendo a série dividida em dois grandes momentos. O primeiro deles é quase uma introdução a dinâmica dos personagens, onde após uma briga em um bar, os heróis se deparam com um contrato da própria realeza para enfrentarem uma perigosa fera que assolava o país.
Após descobrirem que a criatura era nada mais, nada menos, que um dragão azul, o grupo reuniu forças, e com uma estratégia pra lá de bem montada, conseguiu derrotar a criatura, e com isso, virarem verdadeiras lendas para todo o povo local.
Porém, como nada são flores na vida de aventureiros, eles se deparam com inimigos um pouco mais perigosos e com algo que o dragão não tinha, a influência política. Sendo a atual família governante de WhiteStone, os BriarWoods, que escondem um passado sombrio. Foram eles os responsáveis por matar a família de Percy e tomar o poder da cidade de WhiteStone.
Depois de um encontro nada agradável com os BriarWoods em um jantar da realeza, o grupo parte em direção a cidade de WhiteStone para por um fim ao legado de terror. Nesse meio tempo descobrimos muito do passado de Percy, dando muita profundidade ao personagem. Nesse arco, pudemos ter um vislumbre das motivações por trás do personagem, assim cada passo dado em direção a sua vingança é extremamente gratificante de testemunhar.
Após Percy ter sua vingança e o povo de WhiteStone ser libertado, somos transportados de volta a capital do reino, onde o rei agradece aos aventureiros e faz um comunicado perante a população, anunciando sua renúncia do trono. Porém, sem ter muito tempo para processar a informação, temos um vislumbre de um perigo próximo. Assim, a câmera aproxima do alvo e conseguimos ver 4 dragões estão a caminho da capital, e é assim que se encerra a primeira temporada.
A Segunda Temporada de Vox Machina
Seguindo em uma sequência cronológica direta dos eventos anteriores, a segunda temporada apresenta para nós o Conclave Cromático. Um grupo de dragões cromáticos que tem o objetivo de subjugar todo o continente. Inicialmente eles são apresentados com sendo uma força com potencial para destruir todo o reino, e sem haver formas para os enfrentar, os heróis não exergam outra opção além de fugir.
Procurando refúgio em WhiteStone, os aventureiros têm a ideia de pedir ajuda ao reino de Vasselheim. Porém, sabendo dos perigos e da ameaça, o conselho de governantes nega qualquer ajuda aos heróis. Jogados de lado, acabam recebendo suporte de um serviçal do palácio, que os aconselha a procurar socorro na guilda de mercenários local.
Ao entrarem em contato com o líder da guilda, uma esfinge, ela propõe aos aventureiros recuperarem os Vestígios da Divergência, armas mágicas extremamente poderosas que dariam poderes suficientes para subjugar o Conclave Cromático. Porém, como nada são flores, estas armas estão escondidas pelos mais diversos locais, levando os aventureiros por diversas aventuras atrás destas armas mágicas.
A experiência de assistir a busca dos heróis pelas armas é algo indescritível. Nesta segunda temporada a série entrega muito mais profundidade aos outros personagens, contando a história de seus passados e dando uma amostra de suas motivações, assim, conforme avançamos pela obra, conseguimos traçar, com mais facilidade, as razões pelas quais os personagens são do jeito que são (da mesma forma que foi feito com o Percy na primeira temporada).
Esta temporada termina com um dos maiores ganchos de história possíveis, onde Raishan, a dragão verde, resolve ajudar os heróis para derrotar o dragão vermelho líder do bando. Porém, o que se pode esperar das próximas temporadas da série?
O que Esperar Para as Próximas Temporadas?
Antes mesmo da segunda temporada ser lançada, já havia a confirmação de que haveria mais temporadas da série. Assim, em janeiro de 2023 a equipe fez o seguinte comunicado em suas redes sociais:
“Mal podemos esperar para trazer a segunda temporada em janeiro de 2023. MAS – levará mais do que apenas duas temporadas para contar a história dessas lendas… ESTAMOS OFICIALMENTE COM SINAL VERDE PARA SESSÃO 3!”
Mas, com isso em mente, algo importante a se debater é o que a série irá trazer de novo, ou ainda, qual a história a ser desenvolvida para as próximas temporadas?
De início podemos perceber que o arco do Conclave Cromático está em plena vigência, atualmente os heróis possuem 2 dragões para derrotar, e agora, com a aliança inesperada com a dragão verde do conclave, recuperar os Vestigios da Divergência se tornará um pouco mais fácil, tornando a tarefa final de salvar o continente um pouco mais tranquila.
Ainda seguindo a tendência desta temporada, possivelmente haverá um destaque maior para cada um dos personagens em uma espécie de mini arco de desenvolvimento. Assim, nós espectadores, teremos muito mais contato com aspectos sutis dos protagonistas além de um crescimento pessoal e desenvolvimento de seu futuro.
Após a finalização do arco atual, que poderá durar mais uma, ou duas temporadas, haverá um inimigo final a ser derrotado. A campanha 3 de Vox Machina acompanhou os heróis em uma odisseia para derrotar Vecna, um dos maiores e mais clássicos vilões de D&D, e certamente eventuais temporadas seguirão essa linha, adaptando com perfeição os acontecimentos na websérie e dando uma perspectiva visual de tudo aquilo.
É isso aventureiros, espero que tenham gostado desse texto, juro que tentei ser o mais informativo e simples o possível e espero que ele sirva de ajuda para relembrar o que aconteceu na série e servir como uma base do que esperar para as próximas temporadas. Muito obrigado pela atenção, e se quiserem ler outros textos como esse em nosso Blog é só clicar AQUI!
Agora conta pra gente nos comentários, o que achou desta temporada? Quais vilões você espera para as próximas? Quais acontecimentos não podem ficar de fora dessa adaptação!?